· 

Como você deve crer em Deus para ser salvo e aperfeiçoado?

Capítulo 4 As verdades da obra de Deus dos últimos dias

 

5. Como você deve crer em Deus para ser salvo e aperfeiçoado?

 

Palavras de Deus relevantes:

 

Para resumir, seguir o caminho de Pedro em crer em Deus, é enveredar pelo caminho da busca pela verdade, o qual também é o caminho de conhecer verdadeiramente a si mesmo e mudar o caráter de alguém. Somente seguindo a senda de Pedro, seguir-se-á o caminho de ser aperfeiçoado por Deus. Deve-se estar certo de como seguir especificamente o caminho de Pedro e de como colocá-lo em prática. Primeiro, é preciso deixar de lado suas próprias intenções, suas buscas impróprias e até sua família e todas as coisas de sua própria carne. Ele deve ser devoto de todo o coração, isto é, dedicar-se completamente à palavra de Deus, manter o foco em comer e beber a palavra de Deus, manter o foco na busca pela verdade; buscar o propósito de Deus em Suas palavras e tentar compreender a vontade de Deus em tudo. Esse é o método de prática mais básico e essencial. Foi o que Pedro fez após ver o Senhor Jesus e é somente praticando assim que alguém obtém os melhores resultados. Dedicar-se de todo o coração às palavras de Deus significa sobretudo buscar a verdade, o propósito de Deus em Suas palavras, enfocando o compreender a vontade Dele, entender e obter mais verdade das palavras divinas. Quando lia Suas palavras, Pedro não focava entender as doutrinas e muito menos focava obter um conhecimento teológico; em vez disso, ele focava compreender a verdade e entender a vontade divina e alcançar um entendimento de Seu caráter e amabilidade. Ele também tentava entender os diversos estados corruptos do homem segundo as palavras de Deus, compreender a natureza corrupta do homem e as verdadeiras falhas humanas, alcançando todos os aspectos das exigências que Deus faz ao homem para satisfazê-Lo. Ele tinha muitas práticas corretas nas palavras de Deus; isso está mais de acordo com a vontade Dele e é a melhor colaboração do homem em sua experiência da obra de Deus. Ao vivenciar as centenas de provações de Deus, ele examinou rigorosamente a si mesmo, comparando-se com cada palavra do julgamento de Deus em relação ao homem, com cada palavra da revelação de Deus ao homem, com cada palavra de Suas exigências ao homem e tentou alcançar o significado das palavras de Deus. Com determinação, ele tentou refletir e memorizar cada palavra que o Senhor Jesus lhe disse e alcançou resultados muito bons. Através dessa forma de prática, ele foi capaz de alcançar um entendimento de si mesmo a partir das palavras de Deus, e não só veio a entender os vários estados corruptos do homem, como também veio a entender a essência do homem, a natureza do homem e os vários tipos de deficiência que o homem tem — esse é o verdadeiro entendimento de si mesmo. Das palavras de Deus, ele não só alcançou um entendimento verdadeiro de si mesmo, mas, das coisas expressas na palavra de Deus — o caráter justo de Deus, o que Ele tem e é, a vontade de Deus para Sua obra, Suas exigências à humanidade — dessas palavras ele veio a conhecer Deus completamente. Ele veio a conhecer o caráter de Deus e a Sua essência; ele veio a conhecer e entender o que Deus tem e é, a amabilidade de Deus e as exigências de Deus ao homem. Embora naquele tempo Deus não falasse tanto quanto fala hoje, o fruto foi produzido em Pedro nesses aspectos. Isso foi algo raro e valioso. Pedro passou por centenas de provações, mas não sofreu em vão. Ele não só veio a entender a si mesmo a partir das palavras e da obra de Deus, como também veio a conhecer Deus. Ele também se concentrou sobretudo nos requisitos de Deus para com a humanidade sob Suas palavras e em quais aspectos o homem deveria satisfazer a Deus para estar alinhado com a Sua vontade. Ele dedicou um grande esforço nesse aspecto e alcançou total clareza; isso foi muito benéfico para a sua entrada. Independentemente do que Deus falasse, desde que essas palavras pudessem se tornar a sua vida, ele era capaz de esculpi-las em seu coração para refletir sobre elas muitas vezes e compreendê-las. Após ouvir as palavras do Senhor Jesus, ele foi capaz de levá-las a sério, o que mostra que ele estava concentrado sobretudo nas palavras de Deus e verdadeiramente alcançou os resultados no fim. Ou seja, de livre vontade ele foi capaz de pôr as palavras de Deus em prática, de praticar a verdade e alinhar-se com a vontade de Deus perfeitamente, de agir inteiramente de acordo com a intenção de Deus e de desistir das opiniões e imaginações próprias. Dessa forma ele entrou na realidade das palavras de Deus. O serviço de Pedro estava alinhado à vontade de Deus basicamente por ele ter feito isso.

 

de ‘Como seguir o caminho de Pedro’ em “Registros das falas de Cristo”

 

Para buscar ser aperfeiçoado por Deus é necessário, primeiramente, entender o que significa ser aperfeiçoado por Ele, que condições deve-se ter para ser aperfeiçoado e, então, buscar a senda da prática assim que se tenha captado tais questões. Deve-se possuir um certo calibre para ser aperfeiçoado por Deus. Muitos de vocês não possuem o calibre necessário, e isso exige que vocês paguem um certo preço e façam seus esforços subjetivos. Quanto menor for o seu calibre, mais subjetivo será o esforço que você terá de fazer. Quanto maior for o seu entendimento das palavras de Deus e quanto mais você as colocar em prática, mais rapidamente poderá entrar na senda de ser aperfeiçoado por Deus. Por meio da oração, você pode ser aperfeiçoado em meio às orações; por meio de comer e beber as palavras de Deus, captando a substância das palavras de Deus e vivendo a realidade das palavras de Deus, você pode ser aperfeiçoado. Por meio de experimentar as palavras de Deus diariamente, você chegará a saber o que está faltando em você e, ademais, chegará a conhecer o seu calcanhar de Aquiles e as suas fraquezas, e você oferecerá oração a Deus, por meio da qual será aperfeiçoado gradualmente. As sendas para ser aperfeiçoado são: orar, comer e beber as palavras de Deus, captar a essência das palavras de Deus, entrar na experiência das palavras de Deus, chegar a saber o que está faltando em você, obedecer à obra de Deus, estar atento ao fardo de Deus e abandonar a carne por meio de seu amor a Deus, e ter comunhão frequente com os irmãos e irmãs, o que enriquece as suas experiências. Seja uma vida comunitária ou a sua vida privada, sejam grandes ou pequenas assembleias, todas elas podem permitir que você adquira experiências e receba treinamento de modo que o seu coração possa estar quieto diante de Deus e retorne a Deus. Tudo isso é o processo de ser aperfeiçoado. Experimentando as palavras de Deus, que tem sido faladas sobre meios de ser capaz de provar, de verdade, as palavras de Deus e permitindo que elas sejam vividas em você, de modo que você tenha mais fé e amor por Deus. Desse modo, você gradualmente perderá o caráter satânico corrupto, gradualmente se alienará das motivações impróprias e viverá a semelhança de uma pessoa normal. Quanto maior for o amor a Deus em você — que quer dizer, quanto mais você tiver sido aperfeiçoado por Deus — menos você estará corrompido por Satanás. Por meio das suas experiências práticas, você entrará gradualmente na senda de ser aperfeiçoado. Desse modo, se você desejar ser aperfeiçoado, estar atento à vontade de Deus e experimentar as palavras de Deus, essas são coisas especialmente importantes.

 

de ‘Fique atento à vontade de Deus para obter a perfeição’ em “A Palavra manifesta em carne”

 

Se você acredita no governo de Deus, então precisa acreditar que as coisas que acontecem todos os dias, sejam elas boas ou ruins, não são ocorrências aleatórias. Não é que alguém seja intencionalmente duro com você ou tenha você como alvo; na verdade, tudo é arranjado e orquestrado por Deus. Deus orquestra essas coisas para quê? Não é para revelar suas deficiências nem para expor você; expor você não é o objetivo final. O objetivo final é aperfeiçoá-lo e salvá-lo. Como Deus faz isso? Em primeiro lugar, Ele torna você ciente do seu caráter corrupto, da sua natureza e essência, das suas deficiências e do que lhe falta. Só ao entender essas coisas em seu coração você pode buscar a verdade e, gradualmente, se livrar de seu caráter corrupto. Isso é Deus lhe proporcionando uma oportunidade. Você precisa saber como aproveitar essa oportunidade e não entrar em choque com Deus. Especialmente quando defrontar-se com pessoas, eventos e coisas que Deus arranja ao seu redor, não pense sempre que as coisas não são como você quer que sejam, sempre querendo fugir, sempre culpando e entendendo Deus errado. Isso não é submeter-se à obra de Deus e dificultará muito para você entrar na realidade da verdade. Qualquer que seja a coisa que você não consiga entender completamente, quando tiver dificuldades, você deve aprender a se submeter. Você deve primeiro vir perante Deus e orar mais. Dessa forma, antes que a perceba, haverá uma mudança em seu estado interno e você será capaz de buscar a verdade para resolver seu problema — será capaz de experimentar a obra de Deus. Durante esse período, a realidade da verdade está sendo forjada dentro de você, e é assim que você progredirá e como ocorrerá uma mudança no estado da sua vida. Uma vez que você tenha passado por essa mudança e tenha esse tipo de realidade da verdade, então você possuirá estatura, e com a estatura vem a vida. Se alguém sempre vive baseado em um caráter satânico corrupto, então, não importa quanto entusiasmo ou energia tenha, mesmo assim, não pode ser considerado como tendo estatura, nem vida. Deus opera em cada pessoa, e não importa qual seja Seu método, que forma Sua obra assuma ou que tipo de tom Suas palavras tenham, Ele só tem um objetivo final: salvar você. Salvar você significa transformá-lo, então como você poderia não sofrer um pouco? Você vai ter que sofrer. Esse sofrimento pode envolver muitas coisas. Deus levanta as pessoas, as questões e as coisas ao seu redor para expor você, para permitir que você se conheça, se não Ele lida diretamente com você, o poda e o expõe. Assim como alguém em uma mesa de cirurgia — você precisa passar por um pouco de dor para um bom desfecho. Ainda que toda vez que Deus o poda e lida com você, e toda vez que Ele levanta pessoas, questões e coisas, isso provoque seus sentimentos e lhe dê um impulso, então experimentá-lo dessa forma é correto, e você terá estatura e entrará na realidade da verdade.

 

de ‘A fim de alcançar a verdade, você deve aprender com as pessoas, questões e coisas ao seu redor’ em “Registros das falas de Cristo”

 

Na sua crença em Deus, Pedro procurou satisfazer Deus em tudo, e procurou obedecer a tudo o que viesse de Deus. Sem a mais ligeira queixa, ele pôde aceitar castigo e julgamento, bem como refinamento, tribulação e escassez em sua vida, e nada disso conseguiu mudar seu amor a Deus. Não é este o máximo amor a Deus? Não é este o cumprimento do dever de uma criatura de Deus? Quer no castigo, no julgamento ou na tribulação; você é sempre capaz de alcançar a obediência até a morte, e isso é o que uma criatura de Deus deve alcançar, esta é a pureza do amor a Deus. Se o homem pode conseguir tanto assim, ele é uma criatura de Deus qualificada, e não há nada que melhor satisfaça o desejo do Criador.

 

de ‘O sucesso ou o fracasso dependem da senda que o homem percorre’ em “A Palavra manifesta em carne”

 

Se as pessoas desejam se tornar seres vivos, dar testemunho de Deus e serem aprovadas por Deus, devem aceitar a salvação de Deus, devem se submeter de bom grado a Seu julgamento e castigo, aceitar de bom grado a poda e o tratamento de Deus. Só então elas serão capazes de colocar em prática todas as verdades exigidas por Deus, só então vão ganhar a salvação de Deus e se tornar seres vivos de verdade.

 

de ‘Você se tornou vivo?’ em “A Palavra manifesta em carne”

 

Aqueles que não têm o mínimo de obediência a Deus, que meramente reconhecem o nome de Deus e têm alguma percepção do carinho e da amabilidade de Deus, porém não mantêm o ritmo dos passos do Espírito Santo e não obedecem a obra atual e as palavras do Espírito Santo — tais pessoas vivem em meio à graça de Deus e não serão ganhos e aperfeiçoados por Deus. Deus aperfeiçoa as pessoas por meio da sua obediência, por meio do seu comer, beber e desfrutar as palavras de Deus e através do sofrimento e refinamento em sua vida. Somente através de uma fé semelhante a essa, o caráter das pessoas poderá mudar; somente assim elas poderão possuir o verdadeiro conhecimento de Deus. Não estar satisfeito com viver em meio às graças de Deus, ativamente ansiar e buscar a verdade, e buscar ser ganho por Deus — isso é o que significa conscientemente obedecer a Deus; esse é precisamente o tipo de fé que Deus quer.

 

de ‘Em sua fé em Deus você deve obedecer a Deus’ em “A Palavra manifesta em carne”

 

Fonte: Igreja de Deus Todo-Poderoso

Write a comment

Comments: 0