· 

(XVI) Palavras sobre livrar-se da influência de Satanás e alcançar a salvação

XI Palavras clássicas sobre entrar na realidade da verdade

 

(XVI) Palavras sobre livrar-se da influência de Satanás e alcançar a salvação

 

209. A humanidade mais primitiva estava nas mãos de Deus, mas, por causa das tentações e da corrupção de Satanás, o homem foi capturado por Satanás e caiu nas mãos do maligno. Desse modo, Satanás se tornou o objeto a ser derrotado na obra da gestão de Deus. Como Satanás se apossou do homem, e porque o homem é a matéria prima de todo o gerenciamento de Deus, para que o homem possa ser salvo ele deve ser arrebatado de volta das mãos de Satanás, o que equivale a dizer que o homem deve ser tomado de volta depois de ter sido mantido cativo de Satanás. Assim, Satanás precisa ser derrotado por meio de mudanças no velho caráter do homem, mudanças que restauram seu sentido original e, dessa forma, o homem, que foi levado cativo, pode ser tomado de volta das mãos de Satanás. Se o homem for libertado da influência e da servidão de Satanás, Satanás ficará envergonhado, o homem enfim será tomado de volta, e Satanás será derrotado. E, como o homem terá sido libertado da sombria influência de Satanás, o homem se tornará os despojos de toda essa batalha, e Satanás se tornará o objeto que será ser punido assim que a batalha for encerrada, após a qual a obra inteira de salvação da humanidade terá sido completada.

 

de ‘Restaurar a vida normal do homem e levá-lo a um destino maravilhoso’ em “A Palavra manifesta em carne”

 

210. A carne do homem é de Satanás, é cheia de caráter desobediente, é deploravelmente imunda, é algo sujo. As pessoas cobiçam demais o prazer da carne, há manifestações demais da carne, e assim Deus despreza a carne até um certo ponto. Quando as pessoas deixam para trás a imundice e as coisas corruptas de Satanás, elas ganham a salvação de Deus. Mas se permanecerem incapazes de se livrar da imundice e da corrupção, então continuarão sob o império de Satanás. A conivência, o engano e a desonestidade das pessoas são coisas de Satanás; ao salvar você, Deus o separa dessas coisas e a obra de Deus não pode estar errada, e isso tudo é para salvar as pessoas da escuridão. Quando você acreditou até certo ponto e é capaz de se livrar da corrupção da carne e já não está mais algemado por essa corrupção, não terá sido salvo? Quando você vive sob o império de Satanás, é incapaz de manifestar Deus, é uma coisa imunda e não vai receber a herança de Deus. Depois que você for limpo e tornado perfeito, será santo e se tornará normal, e será abençoado por Deus e trará prazer a Deus.

 

de ‘Prática (2)’ em “A Palavra manifesta em carne”

 

211. Quando Deus criou os homens, era para que desfrutassem de Sua riqueza e O amassem genuinamente; desta forma, os homens viveriam em Sua luz. Hoje, todos aqueles que são incapazes de amar a Deus, não estão atentos aos Seus fardos, são incapazes de oferecer seu coração inteiramente a Deus, são incapazes de tomar o coração de Deus como seu próprio, não podem suportar os fardos de Deus como seus próprios — a luz de Deus não está brilhando sobre nenhum desses homens, portanto, todos estão vivendo sob a influência das trevas. Eles estão em uma senda que está diametralmente oposta à vontade de Deus, e tudo o que eles fazem não tem um pingo de verdade. Eles estão chafurdando na lama com Satanás e são aqueles que vivem sob a influência das trevas. Se você sempre pode comer e beber as palavras de Deus, bem como estar atento à Sua vontade e praticar Suas palavras, então você pertence a Deus e é alguém que vive dentro das palavras de Deus. Está disposto a escapar do império de Satanás e a viver na luz de Deus? Se viver dentro das palavras de Deus, o Espírito Santo terá a oportunidade de realizar Sua obra; se viver sob a influência de Satanás, então o Espírito Santo não terá oportunidade de realizar qualquer obra. A obra que o Espírito Santo realiza nos homens, a luz que Ele faz brilhar sobre os homens e a confiança que Ele confere aos homens dura apenas um momento; se eles não forem cuidadosos e não prestarem atenção, a obra realizada pelo Espírito Santo passará por eles. Se os homens viverem dentro das palavras de Deus, então o Espírito Santo estará com eles e realizará Sua obra neles; se os homens não estão vivendo dentro das palavras de Deus, então eles estão vivendo dentro da escravidão de Satanás. Os homens que vivem com um caráter corrupto não têm a presença ou a obra do Espírito Santo. Se estiver vivendo dentro da esfera das palavras de Deus, se estiver vivendo dentro do estado exigido por Deus, então você pertence a Ele, e Sua obra será realizada em você; se você não estiver vivendo dentro da esfera dos requisitos de Deus, mas, em vez disso, estiver vivendo sob o império de Satanás, então certamente está vivendo sob a corrupção de Satanás. Somente vivendo dentro das palavras de Deus e dando seu coração a Ele é que você pode atender às Suas exigências; você deve fazer como Deus diz, deve fazer das palavras de Deus o fundamento de sua existência e a realidade de sua vida, e somente então você pertencerá a Deus. Se você praticar sinceramente de acordo com a vontade de Deus, Ele realizará Sua obra em você, e então você viverá sob as bênçãos de Deus, viverá na luz do semblante de Deus, compreenderá a obra que o Espírito Santo desempenha e sentirá a alegria da presença de Deus.

 

de ‘Fuja da influência das trevas e você será ganho por Deus’ em “A Palavra manifesta em carne”

 

212. Para escapar da influência das trevas, você deve primeiro ser leal a Deus e ter o anseio de buscar a verdade — somente então você terá um estado correto. Viver no estado correto é a condição prévia para escapar da influência das trevas. Não ter o estado correto significa que você não é leal a Deus e que não tem o anseio de buscar a verdade. Então, fugir da influência das trevas está fora de questão. A fuga do homem da influência das trevas é baseada em Minhas palavras e, se o homem não puder praticar de acordo com as Minhas palavras, ele não escapará da escravidão da influência das trevas. Viver no estado correto é viver sob a orientação das palavras de Deus, viver no estado de lealdade a Deus, viver no estado de busca da verdade, viver na realidade de despendimento sincero a Deus, viver no estado de amar a Deus genuinamente. Aqueles que vivem nesses estados e dentro dessa realidade se transformarão gradualmente à medida que penetrarem mais profundamente na verdade e se transformarão com o aprofundamento da obra, até que finalmente serão certamente ganhos por Deus e amarão genuinamente a Deus. Aqueles que escaparam da influência das trevas poderão compreender gradualmente a vontade de Deus, entender gradualmente a vontade de Deus e finalmente tornar-se confidentes de Deus. Eles não só não terão noções de Deus nem rebelião contra Ele, mas eles detestarão ainda mais as noções e rebeliões que tiveram antes, engendrando o amor genuíno por Deus em seus corações. Aqueles que são incapazes de escapar da influência das trevas estão ocupados com a sua carne e estão repletos de rebelião; seus corações estão cheios de noções humanas e filosofias de vida, bem como suas próprias intenções e deliberações. Deus exige o amor singular do homem e Ele exige que o homem seja ocupado por Suas palavras e pelo amor do homem por Ele. Viver dentro das palavras de Deus, descobrir o que o homem deve buscar dentro das Suas palavras, amar a Deus como resultado de Suas palavras, correr atrás pelo bem das palavras de Deus, viver pelas palavras de Deus — tudo são coisas que o homem deve alcançar.

 

de ‘Fuja da influência das trevas e você será ganho por Deus’ em “A Palavra manifesta em carne”

 

213. Se as pessoas desejam se tornar seres vivos, dar testemunho de Deus e serem aprovadas por Deus, devem aceitar a salvação de Deus, devem se submeter de bom grado a Seu julgamento e castigo, aceitar de bom grado a poda e o tratamento de Deus. Só então elas serão capazes de colocar em prática todas as verdades exigidas por Deus, só então vão ganhar a salvação de Deus e se tornar seres vivos de verdade. Os vivos são salvos por Deus, foram julgados e castigados por Deus, estão dispostos a se devotar e ficam felizes de oferecer sua vida a Deus, e de bom grado dedicariam sua vida inteira a Deus. Apenas quando os vivos dão testemunho de Deus é que Satanás pode ser envergonhado, apenas os vivos podem espalhar a obra do evangelho de Deus, apenas os vivos são segundo o coração de Deus e apenas os vivos são pessoas reais.

 

de ‘Você se tornou vivo?’ em “A Palavra manifesta em carne”

 

214. O homem vive em meio à carne, o que significa que ele vive em um inferno humano, e, sem o julgamento e castigo de Deus, o homem é tão imundo quanto Satanás. Como o homem poderia ser santo? Pedro acreditava que o castigo e o julgamento por Deus eram a melhor proteção e a maior graça do homem. Somente através do castigo e julgamento de Deus o homem poderia despertar e odiar a carne e odiar Satanás. A disciplina estrita de Deus liberta o homem da influência de Satanás, o livra do seu próprio mundinho lhe permite viver na luz da presença de Deus. Não há melhor salvação do que castigo e julgamento! Pedro orou: “Ó Deus! Enquanto Tu me castigares e julgares, saberei que não me abandonaste. Mesmo que não me dês alegria ou paz e me faças viver em sofrimento e me inflijas incontáveis castigos, enquanto não me deixares, meu coração estará tranquilo. Hoje, Teu castigo e julgamento tornaram-se minha melhor proteção e minha maior bênção. A graça que me dás me protege. A graça que Tu me concedes hoje é a manifestação de Teu caráter justo, e é castigo e julgamento; além disso, é uma provação e, mais do que isso, é uma vida de sofrimento”. Pedro foi capaz de deixar de lado os prazeres da carne e buscar um amor mais profundo e uma proteção maior, porque tinha ganho tanto pelo castigo e julgamento de Deus. Se o homem desejar ser purificado em sua vida e obter mudanças em seu caráter, se desejar viver uma vida com sentido e cumprir seu dever como criatura, ele precisará aceitar o castigo e o julgamento de Deus e não poderá permitir que a disciplina de Deus e os golpes de Deus se afastem dele, de modo que possa se livrar da manipulação e influência de Satanás e viver na luz de Deus. Saiba que o castigo e o julgamento de Deus são a luz, a luz da salvação do homem, e que não há maior bênção, graça ou proteção para ele.

 

de ‘As experiências de Pedro: seu conhecimento de castigo e julgamento’ em “A Palavra manifesta em carne”

 

215. Quando as pessoas ainda precisam ser salvas, suas vidas são frequentemente perturbadas e até mesmo controladas por Satanás. Em outras palavras, pessoas que não foram salvas são prisioneiras de Satanás, elas não têm liberdade, elas não foram renunciadas por Satanás, elas não estão qualificadas ou têm o direito de adorar a Deus, e elas são perseguidas de perto e violentamente atacadas por Satanás. Essas pessoas não têm felicidade de que falar, não têm direito a uma existência normal de que falar e, além disso, não têm dignidade de que falar. Somente se você se levantar e lutar contra Satanás, usando sua fé em Deus e obediência e temor a Deus como armas para lutar uma batalha de vida ou morte com Satanás, de modo que você derrote completamente a Satanás e o faça se retirar e virar um covarde sempre que o vir, de modo que ele abandone completamente seus ataques e acusações contra você — somente então você será salvo e liberto. Se você está determinado a romper totalmente com Satanás, mas não está equipado com as armas que o ajudarão a derrotar Satanás, então você ainda estará em perigo; conforme o tempo passa, quando você tiver sido tão torturado por Satanás que não haja uma gota de força em você, no entanto, você ainda não for capaz de dar testemunho, ainda não se libertou completamente das acusações e ataques de Satanás contra você, então você terá pouca esperança de salvação. No final, quando a conclusão da obra de Deus for proclamada, você ainda estará nas garras de Satanás, incapaz de se libertar, e assim você nunca terá uma chance ou esperança. A implicação, então, é que tais pessoas estarão completamente no cativeiro de Satanás.

 

de ‘A obra de Deus, o caráter de Deus e o Próprio Deus II’ em “A Palavra manifesta em carne”

 

216. Tudo o que Deus faz é necessário, e possui um significado extraordinário, pois tudo o que Ele faz no homem diz respeito ao Seu gerenciamento e a salvação da humanidade. Naturalmente, a obra que Deus fez em Jó não é diferente, apesar de Jó ser perfeito e reto aos olhos de Deus. Em outras palavras, independentemente do que Deus faz ou dos meios pelos quais Ele o faz, independentemente do custo, ou do Seu objetivo, o propósito de Suas ações não muda. Seu propósito é operar no homem as palavras de Deus, os requisitos de Deus e a vontade de Deus para o homem; em outras palavras, é operar no homem tudo o que Deus acredita ser positivo de acordo com Seus passos, capacitando o homem a entender o coração de Deus e compreender a substância de Deus, permitindo-lhe obedecer à soberania e aos arranjos de Deus, permitindo assim que o homem alcance o temor de Deus e se afaste do mal — tudo isso é um aspecto do propósito de Deus em tudo que Ele faz. O outro aspecto é que, porque Satanás é o contraste e objeto de serviço na obra de Deus, o homem é frequentemente dado a Satanás; esse é o meio que Deus usa para permitir que as pessoas vejam a maldade, a fealdade e o desprezo de Satanás em meio às tentações e ataques de Satanás, fazendo com que as pessoas odeiem Satanás e sejam capazes de conhecer e reconhecer o que é negativo. Esse processo permite que elas gradualmente se libertem do controle de Satanás e das acusações, interferência e ataques de Satanás — até que, graças às palavras de Deus, seu conhecimento e obediência a Deus, e sua fé em Deus e temor a Ele, triunfem sobre ataques de Satanás, e triunfem sobre as acusações de Satanás; somente então elas serão completamente libertas do império de Satanás. A libertação das pessoas significa que Satanás foi derrotado, significa que elas não são mais o alimento na boca de Satanás — que, em vez de engoli-las, Satanás renunciou a elas. Isso ocorre porque tais pessoas são retas, porque elas têm fé, obediência e temor a Deus, e porque elas rompem completamente com Satanás. Elas envergonham a Satanás, fazem de Satanás um covarde e derrotam completamente a Satanás. A convicção delas em seguir a Deus e obediência e temor a Deus derrotam Satanás e fazem com que Satanás desista completamente delas. Somente pessoas como essas foram verdadeiramente ganhas por Deus, e esse é o objetivo final de Deus ao salvar o homem. Se desejam ser salvos, e desejam ser completamente ganhos por Deus, então todos aqueles que seguem a Deus devem enfrentar tentações e ataques tanto grandes como pequenos da parte de Satanás. Aqueles que emergem dessas tentações e ataques são capazes de derrotar completamente Satanás são aqueles que foram salvos por Deus. O que significa dizer que aqueles que foram salvos para Deus são aqueles que passaram pelas provações de Deus e que foram tentados e atacados por Satanás por um número incontável de vezes. Aqueles que foram salvos para Deus entendem a vontade e os requisitos de Deus, e são capazes de concordar com a soberania e os arranjos de Deus, e não abandonam o temor de Deus e evitam o mal em meio às tentações de Satanás. Aqueles que são salvos para Deus possuem honestidade, são bondosos, diferenciam entre amor e ódio, têm senso de justiça e são racionais, e são capazes de se preocupar com Deus e valorizar tudo o que é de Deus. Tais pessoas não são amarradas, espiadas, acusadas ou abusadas por Satanás, elas estão completamente livres, elas foram completamente liberadas e libertadas. Jó era tal homem de liberdade, e esse é exatamente o significado de por que Deus o entregou a Satanás.

 

de ‘A obra de Deus, o caráter de Deus e o Próprio Deus II’ em “A Palavra manifesta em carne”

 

217. Durante a obra de Sua provisão permanente e apoio ao homem, Deus conta a totalidade de Sua vontade e exigências para o homem, e mostra Seus feitos, caráter e o que Ele tem e é para o homem. O objetivo é equipar o homem com estatura e permitir que o homem ganhe várias verdades de Deus enquanto O segue — verdades que são as armas dadas ao homem por Deus para combater Satanás. Equipado dessa forma, o homem deve encarar as provas de Deus. Deus tem muitos meios e caminhos para provar o homem, mas cada um deles requer a “cooperação” do inimigo de Deus: Satanás. Ou seja, tendo dado ao homem as armas com as quais batalhar contra Satanás, Deus entrega o homem a Satanás e permite que Satanás “teste” a estatura do homem. Se o homem conseguir escapar das formações de batalha de Satanás, se ele puder escapar do cerco de Satanás e ainda viver, então o homem terá passado no teste. Mas se o homem não conseguir sair das formações de batalha de Satanás e se submeter a Satanás, então ele não terá passado no teste. Qualquer que seja o aspecto do homem que Deus examina, os critérios para Seu exame são se o homem permanece firme ou não em seu testemunho quando atacado por Satanás, e se ele abandonou a Deus e se rendeu e se submeteu a Satanás enquanto estava enlaçado por Satanás. Pode-se dizer que se o homem pode ou não ser salvo depende de se ele pode vencer e derrotar Satanás, e se ele pode ou não ganhar a liberdade depende de se ele é capaz de erguer, sozinho, as armas que lhe são dadas por Deus para vencer o cativeiro de Satanás, fazendo Satanás abandonar completamente a esperança e deixá-lo em paz. Se Satanás abandona a esperança e renuncia a alguém, isso significa que Satanás nunca mais tentará tirar essa pessoa de Deus, nunca mais acusará e interferirá nessa pessoa, nunca mais torturá-la ou atacá-la sem motivo; somente alguém assim terá verdadeiramente sido ganho por Deus. Esse é todo o processo pelo qual Deus ganha pessoas.

 

de ‘A obra de Deus, o caráter de Deus e o Próprio Deus II’ em “A Palavra manifesta em carne”

 

218. A fé, a obediência e o testemunho de Jó para vencer Satanás têm sido uma fonte de grande ajuda e encorajamento para as pessoas. Em Jó, elas veem a esperança de sua própria salvação e veem que, pela fé, obediência e temor a Deus, é inteiramente possível derrotar Satanás e prevalecer sobre Satanás. Elas veem que, desde que concordem com a soberania e arranjos de Deus, e possuam a determinação e fé de não abandonar a Deus depois de terem perdido tudo, então elas podem envergonhar e derrotar Satanás, e precisam somente possuir a determinação e perseverança para permanecer firmes em seu testemunho — mesmo que isso signifique perder a vida — para que Satanás seja intimidado e bata rapidamente em retirada. O testemunho de Jó é uma advertência às gerações posteriores, e essa advertência diz-lhes que, se não derrotarem a Satanás, nunca poderão livrar-se das acusações e da interferência de Satanás, nem poderão escapar do abuso e dos ataques de Satanás. O testemunho de Jó esclareceu as gerações posteriores. Esse esclarecimento ensina às pessoas que, somente se elas forem perfeitas e corretas, serão capazes de temer a Deus e se desviar do mal; ensina-lhes que, somente se eles temerem a Deus e se desviarem do mal, elas poderão dar testemunho forte e retumbante de Deus; somente se derem um testemunho forte e retumbante de Deus, nunca poderão ser controlados por Satanás e viver sob a orientação e proteção de Deus — e somente então terão sido verdadeiramente salvas. A personalidade de Jó e a busca de sua vida devem ser imitadas por todos que buscam a salvação. Aquilo que ele viveu durante toda sua vida e sua conduta durante suas provações é um tesouro precioso para todos aqueles que buscam o temor de Deus e se desviam do mal.

 

de ‘A obra de Deus, o caráter de Deus e o Próprio Deus II’ em “A Palavra manifesta em carne”

 

219. As que não buscam um conhecimento de questões espirituais, que não buscam santidade e que não buscam viver a verdade, que se contentam apenas com ser conquistadas no aspecto negativo e são incapazes de viver e manifestar a verdade e tornar-se pessoas santas, são pessoas que não foram salvas. Pois, sem a verdade, o homem é incapaz de permanecer firme durante as provações de Deus; somente os que conseguirem permanecer firmes durante as provações de Deus são os que foram salvos. O que Eu quero são pessoas como Pedro, pessoas que buscam ser aperfeiçoadas. A verdade de hoje é dada aos que anseiam e buscam por ela. Essa salvação é concedida aos que anseiam ser salvos por Deus, e não pretende apenas ser ganha por vocês, mas também para que vocês possam ser ganhos por Deus. Vocês ganham Deus para que Deus possa ganhar vocês. Hoje falei estas palavras para vocês e vocês as ouviram, e vocês deveriam praticar de acordo com essas palavras. No final, quando vocês puserem essas palavras em prática será quando Eu terei ganho vocês através dessas palavras; ao mesmo tempo, vocês também terão ganho essas palavras, e isso quer dizer que vocês terão ganho essa salvação suprema. Depois que tiverem sido limpos, vocês terão se tornado seres humanos reais.

 

de ‘As experiências de Pedro: seu conhecimento de castigo e julgamento’ em “A Palavra manifesta em carne”

 

220. Deus livremente deu Sua vida e tudo que Ele tem e é aos humanos para que eles pudessem vivê-lo, para que pudessem transformar o que Deus tem e é e a verdade que Ele lhes concede na direção e na senda para eles viverem, isto é, eles podem confiar nisso para viver e transformar Suas palavras na vida deles. Então, podemos dizer que Deus concedeu Sua vida livremente para os humanos, tornando-a assim a vida deles? Então, o que é que os humanos obtiveram de Deus? A expectativa de Deus? A promessa de Deus? Ou o quê? O que eles obtiveram de Deus não são palavras vazias, mas a vida de Deus! Além de conceder vida aos humanos, a única exigência que Ele faz a eles é que tomem essa vida de Deus, a transformem na própria vida e a vivam. Quando Deus vê pessoas vivendo essa vida, Ele Se sente satisfeito. Essa é a única exigência de Deus. Assim, o que os humanos obtêm de Deus não tem preço e, ao mesmo tempo em que Deus concede essa mais preciosa das coisas à humanidade, Ele não ganha nada; o maior beneficiário é a humanidade. Os humanos colhem os maiores ganhos; eles são os maiores beneficiários. Quando aceitam a vida de Deus como a própria vida deles, os humanos também vêm a entender a verdade, ganham os princípios daquilo que significa ser humano, criam as raízes de que precisam para ser humanos e ganham a direção em que devem andar para ser humanos. Não são mais enganados e amarrados por Satanás, não são mais enganados e usados por pessoas malignas, e não são mais poluídos, contaminados, presos ou seduzidos por tendências malignas. Os humanos vivem livres entre céu e terra, e são libertos. Eles não são mais presos nem sentem dor. Não existem mais dificuldades, eles vivem livres e são capazes de viver genuinamente sob o domínio de Deus, não sofrem mais danos causados por qualquer força maligna ou sombria. Isto é, enquanto estão vivendo essa vida, tomando essa vida como a própria vida deles, eles não experimentam mais qualquer dor, em vez disso, vivem felizes e sem dificuldade; vivem livremente e têm um relacionamento normal com Deus. Não podem mais se rebelar contra Deus ou se opor a Ele; ao contrário, vivem genuinamente sob a dominação de Deus. Vivem uma vida certa e apropriada, de dentro para fora, e se tornam humanos genuínos.

 

de ‘O homem é o maior beneficiário do plano de gerenciamento de Deus’ em “Registros das falas de Cristo”

 

Fonte: Igreja de Deus Todo-Poderoso

Write a comment

Comments: 0