· 

Ao enfrentar dificuldades, como um cristão deve aprender a confiar no Senhor

 

A Bíblia diz: “quem nela crer não será confundido” (1 Pedro 2.6). A maior sabedoria do cristão é confiar em Deus para todas as coisas. Somente fazendo isso obteremos a orientação e liderança de Deus. Entretanto, quando encontramos dificuldades em nossas vidas, frequentemente confiamos em nossa própria capacidade ou confiamos nas pessoas ao nosso redor para nos ajudar. Ainda que às vezes oremos a Deus e o busquemos, quando não obtemos Sua resposta, perdemos a fé e simplesmente confiamos em nossos próprios planos para enfrentar nossas dificuldades. O resultado é que, frequentemente, somos incapazes de obter a orientação do Senhor, não temos um entendimento verdadeiro de Deus e nossa fé fica incapaz de crescer. Eu tenho buscado recentemente com relação a esse aspecto e obtive um pouco de compreensão que desejo compartilhar com todos.

Devemos primeiro ter fé em Deus se queremos confiar NEle

 

Deus diz: “A fé das pessoas é exigida quando algo não pode ser visto a olho nu; sua fé é exigida quando você não consegue abrir mão de suas próprias concepções. […] Se você não tem fé, não pode ser aperfeiçoado e será incapaz de ver as ações de Deus, e menos ainda Sua onipotência. Quando você tem fé e pode tocar Suas ações em sua experiência prática, Deus aparecerá a você e o iluminará e guiará, a partir de seu interior. Sem essa fé, Deus não poderá fazer isso.” A coisa mais importante se alguém crê em Deus é que esse alguém deve ter fé verdadeira em Deus. Independentemente de quão difíceis sejam as situações que encontrarmos, contanto que confiemos em Deus pela fé, seremos capazes de ver os feitos de Deus. Entretanto, frequentemente, apenas dizemos que as situações que encontramos todos os dias são permitidas por Deus e que estamos dispostos a confiar nEle. Quando encontramos dificuldades, não temos mais fé em Deus. Por exemplo, quando encontramos obstáculos enquanto buscamos trabalho, frequentemente dizemos que, se encontrarmos trabalho ou não, é Deus quem permite. Entretanto, em nossos corações, murmuramos: “Será que Deus vai me ajudar? O que devo fazer se Ele não me ajudar?” Às vezes, quando encontramos dificuldades em nossas vidas familiares ou enfrentamos algo que não está de acordo com nossa perspectiva, nossos corações reclamam e perguntamos por que Deus não está nos cuidando e nos protegendo. Quando encontramos dificuldades na igreja que não conseguimos resolver, dizemos com nossos lábios que estamos dispostos a confiar essas dificuldades ao Senhor e deixar que Deus nos guie, mas em nossos corações perdemos completamente o ânimo e vivemos em negatividade. … Todos esses exemplos indicam que não temos fé verdadeira em Deus e que não temos um entendimento da onipotência e soberania de Deus. Nossos lábios dizem que confiamos em Deus, mas nossos corações não creem verdadeiramente nEle. É por isso que é muito difícil que vejamos os feitos de Deus.

 

Lembro-me que na Bíblia está escrito que no início, Deus disse a Noé para construir uma arca. Noé nunca havia visto uma arca, então ele não sabia como deveria ser uma. Entretanto, Noé creu em Deus e não tinha dúvidas sobre Ele. No final, ele confiou em Deus e sob Sua orientação, construiu a arca parte por parte. Havia Moisés que conduziu os israelitas para fora do Egito. Quando chegaram ao Mar Vermelho, foram capturados entre o Mar diante deles e o exército egípcio atrás deles. Parecia que era o fim para eles. Entretanto, Moisés tinha fé verdadeira em Deus. Ele orou a Deus e confiou nEle. Ele usou seu cajado para ferir as águas e o Mar Vermelho dividiu-se em dois. Assim, os israelitas puderam atravessar sem nenhum problema. Devemos imitar Moisés e Noé. Quando encontramos dificuldades, devemos ter fé verdadeira em Deus e esperar pacientemente. Devemos crer que Deus nos guiará para que possamos superar nossas dificuldades. Se perseveramos dessa forma até o fim, certamente conseguiremos ver os feitos de Deus.

 

Com um coração que se submete a Deus, podemos confiar verdadeiramente NEle

Para confiar em Deus, há mais um ponto importante que é a submissão. Quando acreditamos confiadamente em Deus, independente se a situação acabar melhorando, devemos ter uma atitude de submissão. Não devemos forçar a Deus a fazer as coisas de acordo com nossos desejos, porque os pensamentos de Deus são eternamente mais altos que nossos pensamentos. Qualquer coisa que Deus faça contém Sua sabedoria dentro dela. Não devemos confiar em nossos sucessos e fracassos individuais para pesar os feitos de Deus. Entretanto, quando encontramos dificuldades, geralmente não nos submetemos genuinamente. Ainda que digamos que oramos e confiamos em Deus, nossos corações estão cheios de resistência e de nossas exigências individuais. Queremos que Deus faça as coisas de acordo com nossas próprias ideias. Por exemplo, se as coisas não vão bem em nosso trabalho, oramos a Deus e pedimos que nossos projetos funcionem bem. Se as coisas não estão bem em casa, oramos a Deus e lhe pedimos para cuidar de nossa família. Quando ficamos doentes, nossos corações desejam urgentemente que Deus nos cure, etc. Independentemente de quais dificuldades enfrentemos, sempre nos colocamos em primeiro lugar em vez de manter um coração que se submete e busca a Deus.

 

Na ocasião em que Jesus estava no Jardim do Getsêmani orando, ele dizia: “Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26:39). Antes que Jesus fosse pregado à cruz, Ele não teve nenhuma exigência pessoal. Estava disposto a dar Sua vida e submeter-se à vontade do Pai celestial. Não é este um exemplo que nós, como criaturas, devemos seguir? Portanto, mesmo que oremos a Deus e a situação não sai da forma que queremos, devemos ainda assim manter um coração de submissão e submeter-nos aos arranjos de Deus sem nossos próprios desejos e decisões. Se temos um coração que se submete a Deus enquanto passa por todas as situações que Ele nos arranjou, teremos muito menos reclamações e mal-entendidos, e obteremos fé e poder de Deus e seremos capazes de ver os feitos dEle.

 

Tenha um coração que honra a Deus como grande, confie nEle e não no homem

Se você deseja realmente confiar em Deus, há mais um ponto extremamente importante que você deve lembrar. Se coração deve honrar a Deus como grande. Ao encontrar dificuldades, você deve primeiro ir diante de Deus e buscar Sua orientação. Ainda assim, não fazemos isso de jeito nenhum. Na maioria das vezes, queremos simplificar a situação e permitir que aqueles ao nosso redor nos ajudem a resolver as coisas. Por exemplo, quando encontramos dificuldades em nossas vidas, quando não sabemos como fazer a obra da igreja etc. frequentemente nos voltamos a nossos pastores e presbíteros em busca de ajuda. Durante esse período, ainda que oremos a Deus, estamos apenas cumprindo uma formalidade. Nosso coração já decidiu que faremos as coisas de acordo com as ideias de nossos pastores e presbíteros.

 

Se tivermos essas manifestações, é porque em nossos corações não temos um lugar para Deus, não temos um entendimento da onipotência e soberania de Deus, nossa fé em Deus é pequena demais, não cremos que Deus é capaz de resolver todos os nossos problemas e nossos corações têm lugar para homens que nos fazem adorar o homem e buscar ao homem. Enquanto dizemos que confiamos em Deus, na realidade, em todas as questões, confiamos no homem. Isso leva a situações onde, ao encontrar dificuldades, não conseguimos obter a iluminação de Deus e temos um ainda menor entendimento genuíno de Deus. Assim, como Cristãos, independente das dificuldades que encontramos, devemos honrar a Deus como grande em nossos corações. Não devemos obedecer cegamente ao homem e buscar ao homem. Em vez disso, devemos nos chegar diante de Deus e orar mais a Ele. Em todas as questões, devemos obedecer à palavra de Deus e buscar Suas intenções. Isso é o que significa verdadeiramente confiar em Deus.

 

Isto é algo do entendimento que adquiri com relação a esse tópico. Espero que tenha ajudado a todos. Graças ao Senhor!

Write a comment

Comments: 0