· 

Como seguir o exemplo de Jó e dar testemunho de Deus nas provações 

Na vida cotidiana, todos nós enfrentamos provações, grandes ou pequenas, como perseguição, tribulações, desastres naturais, desastres causados pelo homem e doenças. Na verdade, através deles, Deus está tentando nos ver se temos fé e obediência a Ele. No entanto, na maioria das vezes, essas provações de Deus nos tornam fracos e negativos, e até entendemos mal a Deus, reclamamos contra Ele e, eventualmente, perdemos o testemunho. Então, como podemos testemunhar a Deus nas provações?

Vamos relembrar a história de Jó: em um único dia, seu gado foi roubado, seus filhos e filhas perderam a vida e seus servos foram mortos. Diante disso, Jó não reuniu algumas pessoas para recuperar sua propriedade, nem entendeu mal e queixou-se contra Deus; em vez disso, ele louvou o santo nome de Deus. Sabemos claramente que, se encontrarmos as provações como Jó, certamente deixaremos de testemunhar a Deus, mas como Jó conseguiu fazer isso?

Deus Todo-Poderoso diz: “Em seu coração, Jó acreditava profundamente que tudo o que possuía lhe havia sido concedido por Deus e não saíra do lombo de seu próprio labor. Assim, ele não viu essas bênçãos como algo a ser capitalizado, mas se apegou ao caminho que deveria, com unhas e dentes como seus princípios de vida. Ele apreciava as bênçãos de Deus e dava graças por elas, mas não estava enamorado delas nem buscava mais bênçãos. Tal era sua atitude em relação à propriedade. Ele não fez nada para obter bênçãos, nem se preocupou nem se sentiu magoado pela falta ou perda das bênçãos de Deus; ele também não se tornou feliz descontrolada e delirantemente por causa das bênçãos de Deus, nem ignorou o caminho de Deus, nem esqueceu a graça de Deus por causa das bênçãos que ele frequentemente desfrutava.

A atitude de Jó em relação a sua propriedade revela às pessoas sua verdadeira humanidade: em primeiro lugar, Jó não era um homem ganancioso e era pouco exigente em sua vida material. Em segundo lugar, Jó nunca se preocupou ou temeu que Deus tirasse tudo o que ele tinha, que era sua atitude de obediência a Deus em seu coração; isto é, ele não tinha exigências ou reclamações sobre quando ou se Deus tomaria dele, e não perguntou o motivo, mas apenas procurou obedecer aos arranjos de Deus. Em terceiro lugar, ele nunca acreditou que seus bens vieram de seu próprio labor, mas que foram concedidos a ele por Deus. Essa foi a fé de Jó em Deus e é uma indicação de sua convicção.

A humanidade de Jó e sua verdadeira busca diária são esclarecidas nesse resumo de três pontos sobre ele? A humanidade e a busca de Jó foram integrais para sua conduta calma quando confrontado com a perda de sua propriedade. Foi exatamente por causa de sua busca diária que Jó teve a estatura e a convicção de dizer: “Jeová deu, e Jeová tirou; bendito seja o nome de Jeová”, durante as provações de Deus. Essas palavras não foram ganhas da noite para o dia, nem apenas surgiram de um estalo na cabeça de Jó. Foram o que ele tinha visto e adquirido durante muitos anos de experiência de vida”. Extraído de ‘A obra de Deus, o caráter de Deus e o Próprio Deus II’ em “A Palavra manifesta em carne”

Deus deixa claro em Suas palavras: Por sua experiência, Jó reconheceu que, não importa quanta propriedade ou quantas crianças as pessoas tenham, todas elas são concedidas por Deus, e que sem as bênçãos de Deus, as pessoas não ganham nada com seus esforços. Portanto, quando suas propriedades foram roubadas e seus filhos e filhas sofreram calamidade, ele sabia claramente que era Deus que o provava. Ele também percebeu que, como uma das criações de Deus, ele absolutamente não deve culpar a Deus, falar pecaminosamente ou pecar contra Ele, mas, em vez disso, ele deve se submeter às orquestrações e arranjos de Deus com um coração que teme a Deus. No final, Jó foi testemunha de Deus nas provações.

Portanto, se desejamos testemunhar a Deus em provações como Jó, devemos começar com cada coisa que encontramos na vida cotidiana, e aceitá-lo de Deus, não importa se concorda ou não com nossos desejos. Devemos buscar a vontade de Deus em todas as coisas que Ele organizou para nós e tentar entender o que devemos fazer para estar de acordo com Sua vontade. Somente assim, obteremos mais conhecimento de Deus, seremos abençoados por Ele e testemunharemos por Ele.

Write a comment

Comments: 0