· 

O significado da obra de provas e refinamento de Deus

Capítulo 4 Você deve saber as verdades da obra de Deus dos últimos dias

 

4. O significado da obra de provas e refinamento de Deus

 

Palavras de Deus relevantes:

 

A que estado interno, nas pessoas, essas provações se destinam? Elas são direcionadas ao caráter rebelde nas pessoas que é incapaz de satisfazer a Deus. Várias coisas são impuras dentro das pessoas e muito disso é hipocrisia, por isso, Deus as sujeita a provações para purificá-las. […]

 

Se você não conhecer o caráter de Deus, inevitavelmente cairá durante as provações, porque não sabe como Deus aperfeiçoa as pessoas, por quais meios Ele as aperfeiçoa, e quando as provações de Deus vierem sobre você e elas não corresponderem às suas concepções, você não conseguirá se manter firme. O verdadeiro amor de Deus é Seu caráter completo, e quando o inteiro caráter de Deus é mostrado a você, o que isso traz à sua carne? Quando o justo caráter de Deus é mostrado a você, sua carne inevitavelmente sofrerá muita dor. Se você não sofrer essa dor, não poderá ser aperfeiçoado por Deus, nem conseguirá dedicar amor verdadeiro a Ele. Se Deus aperfeiçoar você, Ele certamente mostrará o Seu pleno caráter a você. Desde o momento da criação até hoje, Deus nunca mostrou todo o Seu caráter — mas durante os últimos dias, Ele o revela a este grupo de pessoas que Ele predestinou e selecionou, e ao aperfeiçoá-los, Ele expõe Seu caráter, por meio do qual Ele completa um grupo de pessoas. Esse é o verdadeiro amor de Deus pelas pessoas. Experimentar o amor verdadeiro de Deus por elas requer que as pessoas sofram dores extremas e paguem um alto preço. Somente depois disso, elas serão ganhas por Deus e conseguirão devolver seu verdadeiro amor a Deus, e somente então o coração de Deus será satisfeito. Se as pessoas desejam ser aperfeiçoadas por Deus, desejam fazer Sua vontade e dar integralmente seu verdadeiro amor a Deus, então, elas devem experimentar muito sofrimento e muitos tormentos das circunstâncias, sofrer dor pior que a morte, enfim, elas serão forçadas a devolver o verdadeiro coração a Deus. Se alguém ama verdadeiramente a Deus ou não, revela-se durante os sofrimentos e refinamentos. Deus purifica o amor das pessoas, e isso também só é alcançado em meio a sofrimentos e refinamento.

 

de ‘Apenas amando a Deus é que verdadeiramente se crê em Deus’ em “A Palavra manifesta em carne”

 

Tendo Se deparado com o estado do homem e sua atitude para com Deus, Deus tem feito uma nova obra, permitindo ao homem possuir tanto conhecimento quanto obediência para com Ele, tanto amor quanto testemunho. Assim, o homem deve experimentar seu refinamento por Deus, bem como Seu juízo, tratamento e poda, sem o qual o homem jamais conheceria a Deus e jamais seria capaz de verdadeiramente amá-Lo e dar testemunho Dele. O refinamento do homem por parte de Deus não é meramente para o bem de um efeito unilateral, mas para o bem de um efeito multifacetado. Somente dessa maneira é que Deus realiza a obra de refinamento naqueles que estão dispostos a buscar a verdade, a fim de que a decisão e o amor deles sejam aperfeiçoados por Deus. Àqueles que estão dispostos a buscar a verdade e àqueles que anseiam por Deus, nada é mais significativo, ou de maior auxílio, do que um refinamento como esse. O caráter de Deus não é tão facilmente conhecido ou compreendido pelo homem, pois Deus, afinal, é Deus. No final das contas, é impossível que Deus tenha o mesmo caráter que o homem e, assim, não é fácil que o homem conheça Seu caráter. A verdade não é inerentemente possuída pelo homem e não é facilmente compreendida por aqueles que foram corrompidos por Satanás; o homem é destituído da verdade e da decisão de colocar a verdade em prática, e, se ele não sofrer nem for refinado ou julgado, então sua decisão jamais será aperfeiçoada. Para todas as pessoas, o refinamento é algo excruciante e muito difícil de aceitar — porém, é durante o refinamento que Deus torna claro Seu justo caráter para com o homem, torna públicos Seus requisitos para o homem e proporciona mais esclarecimento, e mais tratamento e poda reais; por meio da comparação entre os fatos e a verdade, Ele dá ao homem um maior conhecimento de si mesmo e da verdade e proporciona-lhe uma maior compreensão da vontade de Deus, permitindo, assim, ao homem ter um amor a Deus mais verdadeiro e mais puro. Tais são os objetivos de Deus na execução do refinamento. Toda a obra que Deus faz no homem possui seus próprios objetivos e significados; Deus não faz uma obra sem sentido nem uma obra que não beneficie o homem. O refinamento não significa remover pessoas de diante de Deus nem as destruir no Inferno. Significa mudar o caráter do homem durante o refinamento, mudar suas motivações, seus antigos pontos de vista, mudar seu amor por Deus e mudar sua vida inteira. O refinamento é um verdadeiro teste para o homem e uma forma de treinamento real, e é somente durante o refinamento que seu amor pode servir à sua função inerente.

 

de ‘Somente experimentando refinamento o homem pode amar verdadeiramente a Deus’ em “A Palavra manifesta em carne”

 

Quanto maior o refinamento de Deus, mais o coração das pessoas pode amá-Lo. O tormento em seu coração é benéfico a sua vida, elas são mais capazes de estar em paz diante de Deus, seu relacionamento com Ele é mais próximo e elas são mais capazes de ver o amor supremo de Deus e Sua suprema salvação. Pedro experimentou o refinamento centenas de vezes, e Jó passou por diversas provações. Se desejarem ser aperfeiçoados por Deus, vocês também devem passar pelo refinamento centenas de vezes; somente se passarem por esse processo, e confiarem nessa etapa, é que poderão satisfazer a vontade de Deus e ser aperfeiçoado por Ele. O refinamento é o melhor meio pelo qual Deus aperfeiçoa as pessoas; somente o refinamento e as provações amargas podem fazer brotar o verdadeiro amor por Deus no coração delas. Sem adversidades, as pessoas carecem do verdadeiro amor por Deus; se não forem testadas por dentro nem verdadeiramente sujeitas ao refinamento, seu coração estará sempre flutuando no lado de fora. Tendo sido refinado até certo ponto, você verá suas próprias fraquezas e dificuldades, o quanto lhe falta, como você é incapaz de vencer os muitos problemas que encontra e como é grande sua desobediência. Somente durante as provações, as pessoas poderão conhecer verdadeiramente seu estado real, e as provações as tornam mais aptas a ser aperfeiçoadas.

 

Durante sua vida, Pedro experimentou o refinamento centenas de vezes e passou por muitas provas dolorosas. Esse refinamento se tornou a fundação de seu supremo amor por Deus, bem como a experiência mais significante de toda sua vida. Ele pôde possuir um amor supremo por Deus, em certo sentido, por causa de sua decisão de amar a Deus; mais importante, entretanto, foi por causa do refinamento e sofrimento pelo qual passou. Esse sofrimento se tornou seu guia na senda de amar a Deus, e tornou-se a coisa mais memorável para ele. Se as pessoas não passam pela dor do refinamento ao amar a Deus, então seu amor é repleto de naturalidade e preferências pessoais; tal amor está cheio das ideias de Satanás e é simplesmente incapaz de satisfazer a vontade de Deus. Ter a determinação de amar a Deus não é o mesmo que amar verdadeiramente a Deus. Embora tudo o que pensem em seu coração seja visando amar a Deus e satisfazê-Lo, como se seus pensamentos fossem desprovidos de qualquer ideia humana, como se todos eles fossem pelo bem de Deus, quando seus pensamentos são levados diante Dele, tais pensamentos não são elogiados ou abençoados por Deus. Mesmo quando as pessoas entendem completamente todas as verdades — quando vieram a conhecer todas elas — isso não pode ser considerado um sinal de amor a Deus, de que essas pessoas, de fato, amam a Deus. A despeito de terem entendido muitas verdades sem passar pelo refinamento, as pessoas são incapazes de colocá-las em prática; somente durante o refinamento elas podem entender o real significado dessas verdades; somente então podem apreciar genuinamente seu significado interior. Nesse momento, quando tentam novamente, podem colocar as verdades em devida prática e de acordo com a vontade de Deus; nesse momento, suas ideias humanas são atenuadas, sua naturalidade humana é reduzida, e suas emoções humanas são diminuídas; somente nesse momento é que sua prática representa uma manifestação verdadeira do amor a Deus.

 

de ‘Somente experimentando refinamento o homem pode amar verdadeiramente a Deus’ em “A Palavra manifesta em carne

 

Quando Deus opera para refinar o homem, o homem sofre. Quanto maior for seu refinamento, quanto maior for seu amor por Deus, mais do poder de Deus é revelado nele. Quanto menor é o refinamento do homem, quanto menor é seu amor por Deus, menos do poder de Deus é revelado nele. Quanto maiores forem seu refinamento e sua dor, e quanto maior seu tormento, mais profundo será seu verdadeiro amor por Deus, mais genuína será sua fé em Deus, e mais profundo será seu conhecimento de Deus. Em suas experiências, você verá que aqueles que sofrem grande refinamento e dor, muito tratamento e disciplina sentem um profundo amor por Ele e têm um conhecimento mais profundo e penetrante de Deus. Os que não experimentaram tratamento têm somente um conhecimento superficial e podem apenas dizer: “Deus é tão bom. Ele concede graça às pessoas para que possam desfrutar Dele”. Se as pessoas experimentaram tratamento e disciplina, então são capazes de falar o verdadeiro conhecimento de Deus. Assim, quanto mais maravilhosa é a obra de Deus no homem, mais valiosa e significativa ela é. Quanto mais impenetrável ela é para você e mais incompatível com suas concepções, mais a obra de Deus é capaz de conquistá-lo, ganhá-lo e aperfeiçoá-lo. O significado da obra de Deus é tão grande! Se Ele não refinasse o homem dessa maneira, se Ele não operasse de acordo com esse método, então a obra de Deus seria ineficaz e sem significado. Essa é a razão por trás do extraordinário significado de Sua escolha de um grupo de pessoas durante os últimos dias. Foi dito antes que Deus selecionaria e ganharia esse grupo. Quanto maior a obra que Ele conduz dentro de vocês, mais profundo e mais puro o amor de vocês por Deus. Quanto maior for a obra de Deus, mais o homem é capaz de provar de Sua sabedoria e mais profundo é o conhecimento que o homem tem Dele.

 

de ‘Aqueles que hão de ser aperfeiçoados devem passar pelo refinamento’ em “A Palavra manifesta em carne”

 

Deus pode aperfeiçoar o homem em ambos os aspectos positivo e negativo. Isso depende se você é capaz de experimentar e se você busca ser aperfeiçoado por Deus. Se você verdadeiramente busca ser aperfeiçoado por Deus, então o negativo não pode fazer você sofrer prejuízo, mas pode lhe trazer coisas que são mais reais, pode torná-lo mais capaz de saber o que está faltando dentro de você, mais capaz de lidar com os seus estados reais e ver que o homem não tem nada e não é nada; se você não experimenta provações, você não sabe e sempre sentirá que está acima dos outros e é melhor do que todos os outros. Através disso tudo, você verá que tudo que veio antes foi feito por Deus e estava protegido por Deus. A entrada em provações o deixa sem amor e fé, você carece de oração, é incapaz de cantar hinos e, sem percebê-lo, no meio disso, você passa a conhecer a si mesmo. Deus tem muitos meios de aperfeiçoar o homem. Ele emprega todo tipo de ambientes para lidar com o caráter corrupto do homem e utiliza várias coisas para desnudar o homem; num aspecto, Ele lida com o homem, em outro, Ele o desnuda, e em outro Ele o revela, desenterrando e revelando os “mistérios” das profundezas do coração do homem e mostrando ao homem a sua natureza ao revelar muitos de seus estados. Deus aperfeiçoa o homem através de muitos métodos — através de revelação, tratamento, refinamento e castigo — para que o homem saiba que Deus é prático.

 

de ‘Somente os que se concentram na prática podem ser aperfeiçoados’ em “A Palavra manifesta em carne”

 

O que as pessoas buscam é obter bênçãos para o futuro; esse é o propósito delas em crer em Deus. Todas as pessoas têm essa intenção e essa esperança, mas a corrupção na natureza delas deve ser resolvida por meio de provações. Em quaisquer aspectos que você não esteja purificado, esses são os aspectos nos quais você deve ser refinado — esse é o arranjo de Deus. Deus cria um ambiente para você, forçando-o a ser refinado ali para que você possa conhecer a sua própria corrupção. No fim, você chega a um ponto no qual preferiria morrer e desistir de seus esquemas e desejos, e se submeter à soberania e ao arranjo de Deus. Portanto, para qualquer um que não tenha vários anos de refinamento e se não tenha suportado uma certa quantidade de sofrimento, ele não será capaz de se livrar do cativeiro da corrupção da carne em seus pensamentos e em seu coração. Em quaisquer aspectos que você ainda esteja sujeito ao cativeiro de Satanás, em quaisquer aspectos que você ainda tenha desejos próprios e exigências próprias — esses são os aspectos nos quais você deve sofrer. Só por meio do sofrimento as pessoas podem aprender as lições, ganhar a verdade e entender a vontade de Deus. De fato, muitas verdades são entendidas por meio de vivenciar provações dolorosas. Ninguém pode entender a vontade de Deus, reconhecer a onipotência e a sabedoria de Deus nem apreciar o caráter justo de Deus quando está em um ambiente confortável e tranquilo ou quando as circunstâncias são favoráveis. Isso seria impossível!

 

de ‘Como satisfazer a Deus em meio a provações’ em “Registros das falas de Cristo”

Write a comment

Comments: 0